Inovação em Foco: Evento Destaca o Futuro do Setor de Leite e Derivados
- TATIANA CASTRO
- 2 de set.
- 3 min de leitura
A Agência de Inovação Polo do Leite participa da Exposição Agropecuária Camaru 2025, com destaque para a Jornada da Inovação do Leite, que acontece em Uberlândia – MG na Casa do Leite.

Idealizada pela deputada federal Ana Paula Leão, e promovida pelo Sindicato Rural de Uberlândia com a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a Casa do Leite será um ambiente interativo e informativo, com o tema “Leite com Orgulho – A força de quem alimenta o Brasil”.
A Agência de Inovação Polo do Leite e o Sistema InovaLácteos serão representados por Tatiana Gomes Sant’ Ana de Castro, Assistente Executiva da Agência. Sua participação vai destacar o papel fundamental da inovação no setor.
Tatiana informa que o encontro, agendado para o dia 06 de setembro, irá destacar o potencial transformador da inovação, abordando desde as oportunidades e perspectivas do mercado até as soluções tecnológicas que moldarão o futuro da produção. Tatiana de Castro é Mestre em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Na oportunidade, também haverá participação da Consultora de Inovação e Novos Negócios e membro ativa no Uberhub, Larissa Sarmento que irá abordar o tema ‘A importância da inovação no setor de leite e derivados ‘.
Também estará presente a coordenadora do Parque Tecnológico de Uberaba, Núbia Ferreira que irá apresentar as ações do Núcleo de Inovação de Uberaba que compõe o Sistema InovaLácteos.
Serão apresentadas as startups fomentadas pelo Sistema InovaLácteos, como exemplo de inovação:
Aurica: Apresentará sua ferramenta inovadora que centraliza informações, garante consistência, otimiza a gestão de conhecimento e mitiga riscos para empresas e suas cadeias de valor. Com foco em indicadores ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Aurica oferece uma solução completa para coleta, monitoramento e avaliação de dados.
Biofértil: Empresa de economia circular que transforma resíduos da indústria de laticínios em proteína de minhoca de alta qualidade para alimentação animal. A empresa oferece uma solução sustentável para a gestão de resíduos, convertendo materiais descartados em produtos nutritivos e ecológicos, além de reduzir o impacto ambiental.
O Coxo: Revolucionará a alimentação bovina com sua esteira automatizada de distribuição alimentar. A tecnologia monitora a sanidade animal e a eficiência alimentar, visando uma produção de leite autônoma, com redução de mão de obra, maior eficiência e aprimoramento da saúde do rebanho, transformando fazendas em modelos de produtividade e sustentabilidade.
Proteios: A startup nasceu com um propósito de entregar uma alternativa de proteinado farináceo, proveniente da liofilização da lavra da mosca soldado negro (Hermetia illucens L.). Conhecida como BSF (Black Soldier Protein), a farinha proteica poderá substituir parcial ou totalmente a fonte de proteína na dieta das vacas lactantes de forma contínua e sem sofrer as variações dos preços das commodities.
Vaca Roxa: Trará ao evento sua Raquete Digital IoT, um equipamento revolucionário capaz de identificar em apenas 40 segundos se uma vaca está doente ou com mastite. Essa informação é instantaneamente enviada ao laticínio e ao veterinário, agilizando o diagnóstico e o tratamento adequado.
“Este evento representa um passo significativo para o fortalecimento da inovação e da pesquisa no setor de lácteos, consolidando a Agência Polo do Leite como referência e abrindo portas para novas colaborações e avanços tecnológicos”, conclui Tatiana.
Programação completa:
Casa do Leite, Parque de Exposições Camaru, Uberlândia – MG.
Dia 06 de setembro
10h00 10h30 – A importância da inovação no setor de leite e derivados: oportunidades e perspectivas
Larissa Sarmento, Consultora de Inovação e Novos Negócios, membro ativa no Uberhub, Ecossistema de Tecnologia e Inovação de Uberlândia e Mentora de Negócios e Startups pela Ventiur e Inovativa.
10h30 11h00 – Mesa de debates: desafios da inovação, com representantes das startups Aurica, Biofértil, O Coxo, Proteios e Vaca Roxa
Moderação: Tatiana Gomes Sant’ Ana de Castro, consultora da Agência de Inovação Polo do Leite, M.a. Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados Universidade Federal de Juiz de Fora
14h00 14h30 – Agência de Inovação POLO DO LEITE e Sistema InovaLácteos: catálogo de inovações
Tatiana Gomes Sant’ Ana de Castro, consultora da Agência de Inovação Polo do Leite, M.a. Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados Universidade Federal de Juiz de Fora
14h30 15h00 – Parque Tecnológico de Uberaba e a criação e participação no Sistema InovaLácteos
Nubia Alves de Carvalho Ferreira, gerente do Parque Tecnológico de Uberaba, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SEDEC). Mentora e membro voluntário do Ecossistema ZEBU VALLEY. Coordenadora do Núcleo de Inovação de Uberaba que compõe o Sistema InovaLácteos.
16h00 17h00 – Apresentação de startups com cases de inovação para o setor de leite e derivados: Aurica, Biofértil, O Coxo, Proteios e Vaca Roxa
Moderação: Tatiana Gomes Sant’ Ana de Castro, consultora da Agência de Inovação Polo do Leite, M.a. Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados Universidade Federal de Juiz de Fora
Mais Informações agencia@polodoleite.com.br