top of page

InovaLácteos no mercado: Raquete Digital IoT da Vaca Roxa revoluciona o diagnóstico da mastite

ree

Esta é uma série que apresenta ao mercado de lácteos as inovações geradas a partir do Sistema InovaLácteos, uma iniciativa com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

A startup Vaca Roxa desenvolveu uma solução tecnológica inovadora: a Raquete Digital IoT, capaz de detectar a mastite bovina em até 40 segundos. O dispositivo realiza leitura individual por teto, possui conectividade Wi-Fi, identificação por RFID, acesso via plataforma online e conta também com um aplicativo veterinário.

O dispositivo foi reconhecido no Brasil e no exterior, em iniciativas como Sistema InovaLácteos, AgTech Day, Foodtech Latam, Apta Hub, AgroBrasília e Next Bite. A Raquete Digital da Vaca Roxa oferece diagnóstico precoce, rastreabilidade precisa e gestão inteligente da saúde do rebanho. Antes da ordenha, os produtores realizam o teste nos quatro tetos e, por meio da plataforma online integrada, veterinários e laticínios acessam os dados, contribuindo para a melhoria da qualidade do leite, controle da mastite e aumento na produtividade.

Roberto Carlos Valicheski, formado em Agropecuária, Sistemas de Informação e com Mestrado em Engenharia de Processos, identificou um desafio recorrente entre os produtores de leite: a dificuldade em diagnosticar a mastite de forma eficaz. 

Na infância vivenciou as perdas causadas pela mastite na única vaca da família. Anos depois, essa vivência foi somada à escuta ativa das demandas de produtores rurais no campo, o que motivou o desenvolvimento de uma solução prática e acessível. O método tradicional, que utiliza caneco de fundo preto ou raquete com reagente químico, depende de testes visuais e apresenta baixa precisão.

Essa percepção levou à criação da Vaca Roxa, em 2022, com o propósito de auxiliar o produtor de leite por meio da inovação.

Em 2024, a Vaca Roxa participou do Ciclo 3 do Sistema InovaLácteos, Hub de Lácteos de Minas Gerais, sendo aprovada pela banca de seleção para as fases de pré-aceleração e incubação. Durante os 10 meses de incubação, a startup utilizou recursos da Fapemig — Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais — para aprimorar o Produto Minimamente Viável. Com esse apoio, foi possível incorporar LEDs à raquete, que indicam a cor verde quando o teto está saudável e vermelha em caso de contaminação, atendendo a uma demanda recorrente dos produtores e facilitando ainda mais o seu dia a dia.

O sistema da Vaca Roxa — composto por raquete, tornozeleira, plataforma e aplicativo — está disponível no mercado com opções de compra ou locação, e já tem sido utilizado por produtores, veterinários e laticínios em diversas regiões do Brasil.

Segundo o CEO da startup, Roberto Valicheski, participar do Sistema InovaLácteos em Minas Gerais — estado líder na produção de leite no Brasil — foi uma experiência transformadora para toda a equipe. A iniciativa permitiu validar a tecnologia em um ambiente qualificado e acessar diretamente o mercado mineiro, um dos mais exigentes do país.

‘Estar inserido em um ecossistema, como o Sistema InovaLácteos que integra pesquisa científica, inovação tecnológica e conexão com produtores e laticínios nos permitiu aprimorar a Raquete Digital IoT com excelência e credibilidade. O apoio das instituições parceiras, como Embrapa, FAPEMIG e universidades, fortaleceu nossa visão de que a inovação precisa estar conectada às necessidades reais do campo. O Sistema InovaLácteos abriu portas, consolidou parcerias e nos aproximou dos principais agentes da cadeia produtiva do leite. Levo dessa vivência a certeza de que a transformação no agronegócio passa pela ciência, pela escuta dos produtores, veterinários, laticinistas e pelo desenvolvimento sustentável, acrescentou Valicheski.’

Certamente, a tecnologia auxilia a tomada de decisão na propriedade, fornecendo precisão, informação e controle aos produtores, veterinários e laticínios.


Para mais informações sobre a raquete Va

ca Roxa ou outras inovações do setor lácteo consulte a equipe da Agência de Inovação de Leite e Derivados, executora do Sistema InovaLácteos: agencia@polodoleite.com.br



 
 
 
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page