Conheça as startups que foram incubadas pelo Sistema InovaLácteos no Ciclo 1 do projeto.
Startups - Ciclo 1
Agro Sharp
A AgroSharp é uma startup que tem como objetivo levar conforto e produtividade ao produtor de leite através de uma ordenha robotizada de baixo custo. Essa máquina é capaz de ordenhar uma vaca sem nenhum auxílio do homem, além de proporcionar um aumento de produtividade em torno de 15%.
Proteios
O objetivo da startup é entregar uma alternativa de proteinado farináceo, proveniente da liofilização da larva da mosca soldado negro (Hermetia illucens L.). Conhecida como BSF (Black Soldier Protein), a farinha proteica poderá substituir parcial ou totalmente a fonte de proteína na dieta das vacas lactantes de forma contínua e sem sofrer as variações dos preços das commodities. Ademais, as larvas serão alimentadas por subprodutos orgânicos, garantindo uma economia circular mais sustentável.
Recombine Biotech
A Recombine Biotech desenvolve testes rápidos para diagnósticos. Em parceria com a UFV, desenvolvemos um teste que indica uma bactéria chamada Pseudomonas em estruturas produtivas de laticínios e frigoríficos. Essa bactéria contamina alimentos, causando desperdícios e prejuízos financeiros. O teste desenvolvido pela Recombine é de baixo custo e apresenta resultado in loco em até 2 minutos.
Milk Scan
A Milk Scan escaneia sua fazenda a distância e promove soluções práticas e fácies relacionadas à qualidade do leite e ao controle de mastite utilizando tecnologia digital inovadora. A MilkScan rompe as barreiras geográficas para que o plano de ação e a solução cheguem ao campo de forma simples. Após o diagnóstico de situação é definido uma estratégia de atuação. Relatórios mensais com os indicadores da saúde da glândula mamária são enviados via aplicativo para monitoramento do rebanho.
Quality Track
O Quality Track é um Aplicativo para rastreabilidade de PCCs e PPROs. O programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é um sistema preventivo com foco na produção de alimentos inócuos. Esse sistema envolve monitoramentos ao longo do processo produtivo, em pontos predeterminados através de análise crítica de todos os possíveis perigos envolvidos em cada etapa. O objetivo é, além da elaboração do alimento de maneira segura, comprovar, através de documentação técnica apropriada, que o produto foi elaborado com segurança.