top of page

InovaLácteos atualiza demandas em Workshop


O workshop sobre o diagnóstico da cadeia produtiva do leite ocorreu na cidade de Viçosa, para analisar e atualizar as demandas propostas na versão de 2021 do InovaLácteos. O objetivo foi preparar o novo edital de seleção de startups para o segundo ciclo de pré-aceleração do Sistema InovaLácteos. A reunião trouxe o debate sobre possíveis soluções para as demandas do mercado e dos pequenos produtores na produção de leite. Contou com a presença de professores, pesquisadores e profissionais.

No Workshop foram debatidos as oportunidades e problemas do setor lácteo. Um dos pontos foi a necessidade de se apoiar o pequeno produtor para melhorar a qualidade do leite. Nisso considera-se a gestão da propriedade, planejamento e execução da produção de volumoso e gestão de custos. A relação comercial entre produtor e indústria também é um aspecto que pode ser melhorado através de compras coletivas, clubes de compras ou uma ferramenta de compras utilizando o WhatsApp.

O Prof. Alex Lopes, do Programa Família do Leite/UFV, parceiro do Sistema InovaLácteos sugeriu ainda para produtores, a alternativa de compras coletivas, “são mais factíveis, como clubes de compra.”

A assistência técnica e gerencial de propriedades de leite (AT&G) foi um dos temas, para garantir resultados ao produtor. Foi proposto a realização de consultorias em grupo. Discutiu-se ainda a necessidade de pessoas para atendimento às demandas do setor e também a necessidade da automação de atividades na produção para os pequenos e médios produtores.

A importância de valorizar o leite e melhorar as técnicas de produção de seus derivados, como o queijo, também foram pontos da conversa, pois segundo membros da discussão, “há uma informalidade no setor”. As inovações podem ser ponto de mudança na produção. Para o professor Altair dias de Moura, do Departamento de Engenharia de Alimentos, “precisamos conseguir aplicar a inovação no projeto de cadeias de forma acessível. A inovação tem de facilitar a vida do produtor, automatizar processos, economizar tempo, ser fácil de usar. Sendo assim, é necessário facilitar a coleta de dados e a entrega de informações num só pacote para tomada de decisão rápida”.

José Luiz Bellini Leite pesquisador da Embrapa Gado de Leite e membro da equipe do Sistema InovaLácteos apontou uma forma de reduzir custos da assistência ao produtor, através da consultoria em grupo. “A assistência técnica deve ser capaz também não só de analisar dados e propor soluções de curto prazo, mas de realizar planejamento de longo prazo, desenvolvendo visão de futuro para os produtores”, disse.

O Workshop aconteceu em Viçosa, no departamento de Economia Rural da Universidade Federal, no dia 16 de março. Com esse mapeamento de pontos de atenção, o encontro serviu para que o edital de chamada do segundo ciclo seja construído e possa aperfeiçoar ainda mais o trabalho com as startups. Acompanhe nas redes sociais da Agência Polo do Leite, Instagram, Facebook e Linkedin, a divulgação de mais informações sobre o Sistema InovaLácteos.


Instagram @polodoleite

Facebook @agenciapolodoleite

Linkedin @polodoleite


Para mais informações acesse Sistema InovaLácteos | polodoleite


Comentários


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page