top of page

InovaLácteos é uma ponte entre a pesquisa e o mercado

Pesquisadores de universidades que desenvolvem inovações para o setor lácteo contam com um canal para acessar o mercado, através do Sistema InovaLácteos. Pesquisas de mestrado, de doutorado ou TCC’s podem ter como objetivo oferecer soluções a novos produtos, melhorias de processos, embalagens, logística que atendam a uma demanda da indústria do setor lácteo.

Assim sua pesquisa se torna um produto ou serviço inovador!

Para o Coordenador do Sistema Inovalácteos, Airdem Assis da Agência Polo do Leite, “buscamos aprimorar a relação entre quem pesquisa e quem está na outra ponta, da demanda dos nossos recursos produzidos nas Universidade, que são as indústrias do setor lácteo, as fazendas de produção, e tudo que envolva a produção láctea”.

“Para participar basta ter um projeto inovador. Nossos Núcleos de Inovação possuem uma equipe pronta que irá ajudar a desenhar o empreendimento e a transformar sua pesquisa em uma empresa para fornecer produtos e serviços ao setor”. Complementa Airdem Assis

Os interessados em conhecer o InovaLácteos podem enviar e-mail para agencia@polodoleite.com.br e a equipe agendará reunião exclusiva de apresentação e esclarecimento de dúvidas.

As inscrições poderão ser realizadas até 02/06 diretamente no site https://www.polodoleite.com.br/ 

Por lá você também pode verificar quando são realizadas as lives para esclarecimento de dúvidas.

 As ideias selecionadas poderão ganhar incentivo de até 25 mil reais para desenvolvimento do projeto, dentro de um programa de incubação.

Na primeira etapa é realizada uma Banca de Seleção, onde os projetos inscritos devem realizar uma apresentação em formato Pitch. Após a avaliação, até 40 projetos seguem para a fase de pré-aceleração por 2 meses. Na pré-aceleração as equipes recebem mentorias em diversos temas para que os projetos sejam aprimorados. Durantes esta fase os participantes recebem suporte de pesquisadores dos 4 Núcleos de Inovação que compõem o SIL: Juiz de Fora/Critt - UFJF, Viçosa/tecnoPARQ - UFV, Lavras/Inbatec – UFLA e Uberaba/Parque Tecnológico de Uberaba/FAZU.

Ao final da pré-aceleração ocorre o Dia de demonstração, Demoday, uma oportunidade de conexão com empresas e investidores do setor lácteo. A partir do Demoday, 8 projetos são escolhidos para a segunda fase do projeto: incubação. Na incubação cada projeto recebe suporte técnico exclusivo de um dos Núcleos de Inovação por 10 meses, contando ainda com um aporte de R$25.000,00 para desenvolvimento de seus produtos minimamente viáveis.

O objetivo do InovaLácteos é transformar pesquisa em negócios e levar inovação ao setor lácteo. Durante o processo, as startups participantes têm a oportunidade de realizar conexões com o mercado de lácteos e de alavancar seus projetos.

A iniciativa do Sistema InovaLácteos é uma ação do Governo de Minas e da Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, para fortalecimento do setor no estado de Minas Gerais. Agradecimento especial ao apoio da Fapemig nos projetos Hub Lácteos (PPE 0013-21) e Rede Ciência, Tecnologia e Inovação em Leite e Derivados (RED 00157-23).

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page